Pular para o conteúdo principal

Como é o transporte público em Bueno Aires.

Esse post vai ajudar um pouco mais a vocês a entender como funciona a vida cotidiana em Buenos Aires. 


E como eu sei que todos chegamos, aqui, sem nossos carros ou os carros de nossos pais, vou tranquilizar bastante os corações medrosos quanto à vida na cidade portenha (portenha é porque, antigamente, o porto principal era aqui. Hoje, em várias partes do país, temos grandes portos, mas quem mora na capital ainda é chamado de portenho).



Não se desespera se alguém te disser que você vai andar de ônibus durante toda a sua faculdade ou se o aluguel, próximo a faculdade, estiver muito caro e por isso você tem que ir de ônibus até a faculdade. 

O sistema de transporte coletivo, em Buenos Aires, é muito bom e barato (estamos em janeiro de 2017, se você ler este post depois desse ano, pode ser que tenha mudado algo). Os ônibus são super limpinhos, as pessoas são educadas, não andam mega apertadas e não te empurram, não te derrubam e, te esperam subir tranquilamente.

Quanto ao transporte ser limpo, já entendemos, mas ele também é rápido, ou seja, você não fica mil anos no ponto de ônibus. Ah, e o ponto de ônibus não é perigoso, podemos ficar parados esperando sem medo de que levem nossos rins. A capital é bastante segura.

As idosinhas de 80 anos andam de ônibus. Com isso, podemos perceber que há respeito, paciência e uma melhor estrutura que no nosso Brasilzão, pelo menos se eu comparo a Salvador (rs), não encontro.


Pergunta: dentro de toda essa "perfeição", temos que tomar cuidado com alguma coisa ou posso ir pela vida, dentro do ônibus sem maiores preocupações? Beeem, nem tudo é tão perfeito nisso tudo. 😱 

Na capital, em qualquer lugar da cidade (no ônibus, trem ou metrô) você também vai encontrar pequenos furtos. O que é isso? São ladrõezinhos com a mão muito leve, mas muito leve meeesmo. Ele vai abrir sua bolsa, vai levar seu celular, sua carteira e você só vai ver em casa. Ou seja, não teremos violência, mas teremos nosso celular roubado.
DICA IMPORTANTE: ande sempre segurando seu ziper, o da bolsa ou mochila, claro (piada sem graça, eu sei!)

Em Buenos Aires, temos 03 tipos de transporte, como eu já adiantei para vocês: trem, metrô e ônibus. Todos funcionam super bem, super limpinhos e pontuais!

Assim que...se você vem curtir ou morar aqui, pode ficar tranquilo que nem precisa de carro nem nada dessas coisas super protetoras que usamos no Brasil, atualmente, chamada transporte privado. (Exagerei, eu sei) 😝

No próximo post, vou falar sobre O QUE VOCÊ NECESSITA PARA PAGAR A PASSAGEM e não é o dinheiro somente, tá?


PS: Vou aproveitar as férias da faculdade e fazer alguns posts para vocês. Se tiverem alguma dúvida específica, me escreve e eu faço aqui. 

Beijocas!!
Contem, sempre, comigo! 💗

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalhar e Estudar na Argentina: é possível?

Sei que ando super sumida e que muitos têm me escrito para atualizar o blog e mandar muitas informações de como anda a vida por aqui. Bom, fiz esse post, um pouco para justificar minha ausencia mas, também para aproveitar essa minha falta de tempo e relatar, mais uma vez, minha experiência.

Como acredito que todos sabem, com o blog, surgiu a assessoria aos estudantes que queiram vir a Buenos Aires. Essa assessoria atendia somente ao Brasil e, agora, atendemos a toda Latino América. Bom, essa é uma história muito longa para explicar e eu vim para falar de outra coisa.

Com a assessoria, meu tempo ficou super restrito porque decidi fazer um trabalho diferenciado, que dá muito mais atenção aos estudantes e isso requer muito, muito, muito trabalho. Maaaas, isso fez com que eu dividisse meu tempo entre a faculdade e o trabalho.

E aí vem a pergunta: é possível trabalhar e estudar? E eu posso dividir a resposta a essa pergunta em muitas partes.

Trabalhar: quantas horas? Estudar: que curso? Ponto im…

CEI: Certificado de Espanhol Intermediário para a UBA

Agora a UBA ja exige o Certificados de espanhol intermediario. Na verdade, é bem justo.Algumas pessoas estão bem indignadas com essa nova exigência, mas na minha opinião, é bem necessário.  Na minha sala, por exemplo,  tínhamos muitos brasileiros que falavam (tentavam, pelo menos) uma mistura bem pouco "entendivel" de espanhol.  Os ajudantes se esforçavam para entender e alguns compatriotas sentima vergonha alheia.  Vai ser importante ter o certificado porque vamos aprender o idioma antes de começar essa aventura!
O certificado exige que a pessoa tenha espanhol intermediário, não é um bicho de 7 cabeças e não é exigente como o nível avançado. 
Você pode ter 3 certificados: SIELE CEI CELU 
No próximo.post, já explico como obter cada um e o tempo de emissao de todos. Vamos fazer un post para cada teste exigido. Vamos, a cada post, avançando nesse processo e esclarecendo.
Qualquer dúvida, deixa nos comentários! Respondo sempre!
Há braços!!!🤗

Mudanças na UBA: entenda melhor!

Todos estão me escrevendo perguntando quais as novas regras para se inscrever e para fazer as provas na Universidad de Buenos Aires. Por que os prazos para inscrição na UBA se extenderam? Quais os novos requisitos?
Esse post tem essa função: vamos esclarecer algumas dúvidas e manter vocês informados sobre algumas novidades!
A partir das inscrição desse ano (outubro de 2018), todos os estudantes que queiram se inscrever na Universidad de Buenos Aires, que não falem espanhol nativo, terão que apresentar obrigatoriamente o Certificado de Espanhol nível Intermediário B2 (vou falar com mais detalhes sobre esse Certificado no Post seguinte).
Além disso, não se pode mais fazer o UBAXXI (modalidade a distancia) sem que o estudantes esteja matriculado no CBC (modalidade presencial), ou seja, o estudante que deseja ganhar tempo, enquanto seus documentos são legalizados, já não pode mais. Todos os documentos devem estar, devidamente, legalizados e completamente de acordo com a norma vigente no Mini…