Pular para o conteúdo principal

Trabalhar e Estudar na Argentina: é possível?

 
Sei que ando super sumida e que muitos têm me escrito para atualizar o blog e mandar muitas informações de como anda a vida por aqui. Bom, fiz esse post, um pouco para justificar minha ausencia mas, também para aproveitar essa minha falta de tempo e relatar, mais uma vez, minha experiência.

Como acredito que todos sabem, com o blog, surgiu a assessoria aos estudantes que queiram vir a Buenos Aires. Essa assessoria atendia somente ao Brasil e, agora, atendemos a toda Latino América. Bom, essa é uma história muito longa para explicar e eu vim para falar de outra coisa.

Com a assessoria, meu tempo ficou super restrito porque decidi fazer um trabalho diferenciado, que dá muito mais atenção aos estudantes e isso requer muito, muito, muito trabalho. Maaaas, isso fez com que eu dividisse meu tempo entre a faculdade e o trabalho.

E aí vem a pergunta: é possível trabalhar e estudar? E eu posso dividir a resposta a essa pergunta em muitas partes.

Trabalhar: quantas horas?
Estudar: que curso?
Ponto importante: Preciso?

Acredito que pensar nessas 3 perguntas é fundamental para que você possa tomar uma decisão acertada que faça com que sua estadia, em Buenos Aires, dure o tempo que você tem planejado e o trabalho não seja um empecilho.

Trabalhar 8 horas, requer o estudo de um curso curto, que não exige muito de você. Pois pense que o dia tem 24, você precisa dormir 8, gasta umas 2 ou 3 horas entre comer e tomar banho (e outras coisinhas pessoais), trabalha 8 horas e leva um tempo dentro do onibus. Bom, aíííí, já acabou seu tempo e sua sanidade mental (FATO!).
Beeem, verdade! kkkkkkkkkkkk

 Conclusão (na minha opinião): trabalhar 8 horas e estudar Medicina é bastante complicado, eu diria que impossível. Porque, se  bem a UBA não tem vestibular, é bastante puxada e vai exigir até seu ultimo fio de perna não depilada porque estuda, fica louco e não tem tempo para nada.

Se você, realmente, precisa trabalhar e realizar o sonho ao mesmo tempo. Recomendo um trabalho de, no maximo, 6 horas, com folgas e uma perfeita organização de seu tempo porque você vai precisar.

 Seu tempo não vai dar para uma vida social de qualidade, você não vai estar atualizado de tudo que acontece no Brasil e no mundo. Mas vai entender bem de processos fisiologicos, embriologicos, anatomia e otras cositas da Medicina.

Eu trabalho 8 horas e posso garantir que só faço isso porque, realmente, preciso. Sem meu trabalho, não tenho como seguir meu sonho e não posso deixar as pessoas que confiam em mim, todos os dias, sem respostas.


Espero que esse post sirva de base para a realização do sonho de cada um. Contem comigo!
Se você tiver qualquer dúdvida, me escreeve ou deixa uma mensagem aqui. Demora um pouquinho, mas eu respondo!

E-mail: contato@exito-assessoria.com

Sempre hábraços! E eu sigo aqui:

Comentários

  1. comecei o cbc em 2013 cancelei tive que voltar ao brasil nao conheço ninquem em buenos aires estou voltando em julho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raimundo, tudo bem? Muito obrigada por escrever!
      Que maravilha que você está voltando. Olha, hoje, tem muito mais brasileiros que em 2013, viu? Nem se preocupe em ficar só que isso não vai acontecer. Você vai conhecer muita gente, rapidinho!
      Qualquer dúvida, pode me escrever!
      Abraços!
      Martha

      Excluir
  2. Estou indo estudar Medicina em 2018, provável que tenha que trabalhar 8 horas por dia, adimito ter ficado um pouco assustado após ler seu post, mas creio que vou conseguir, como vc. Alguma dica pra me dar? É possível mesmo conciliar os 2? Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anonimo, tudo bem?
      Não é para assustar, é somente para alertar. Quando trabalhamos, temos que ter muito mais disciplina e organização de que quem não trabalha. Temos qUe aceitar nossos limites e nos perdoar por cansar. Eu penso que é muito mais complicado trabalhar e estudar, em qualquer curso, mas essa é minha experiência com a UBA, eu me canso muito e se perco uma matéria, dou prioridade ao trabalho porque é o que me mantem. Esse post é para que as pessoas entendam que é sacrificada a vida quando se trabalha e estuda, mas é possível. Não se assuste, se organize, seja disciplinado.

      Pode contar comigo!
      Abraços!

      Martha Tavares

      Excluir
  3. Oi Martha, tudo bem?

    Quero cursar direito na UBA, mas vou precisar de um trabalho de 8 horas para me manter (Sem paitrocínio hehehe). Você acha que é possível? Fiz várias pesquisas sobre os horários da faculdade porque me falaram que é diferente dos do Brasil, mas tive muita dificuldade em encontrar respostas. Você alguma tem ideia? Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gustavo, tudo bem? olha só, a faculdade é por turnos. Você quem escolhe: manhã, tarde ou noite. E se você me permite sugerir, o ideal é juntar um dinheiro para, pelos menos, 3 meses de manutenção até você aprender bem o espanhol e poder ter um trabalho que te dê o suporte que você vai necessitar aqui.

      Abraços! :*

      Excluir
  4. Martha... Obrigado pelo post... Esse é meu maior medo de buscar o sonho na Argentina... O segundo maior é a inflação galopante... Sabe se a UNR permite escolha de turnos como a UBA? Vc trabalha de dia e a tarde e estuda no período noturno? É muito difícil para brasileiros arrumarem emprego nesse período de 3/4 meses? O que se ganha é suficiente para viver em BsAs? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      Todas as universidades, na Argentina, se pode escolher o turno. Se você trabalha, eles adequam seu turno ao turno em que você não trabalha.
      Quanto a demora de conseguir emprego, depende do seu espanhol. Quando você tem um espanhol bom, você consegue muito rapido e dá para se manter sim (economizando, claro). :)))

      Excluir
  5. Oi Martha tudo bem com você? O CBC as perguntas são todas em espanhol ou da pra fazer as provas em português também? Desde já eu agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anonimo, tudo bem?
      As provas são em espanhol, mas como todos os semestres são bem parecidas, dá para treinar, mesmo sem saber bem o idioma.
      Abraços!

      Excluir
  6. Oi Martha , queria saber como você foi pra Argentina, usou da ajuda de alguma agência de intercâmbio? Ou não precisou? Poderia me aconselhar uma agencia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo, tudo bem?
      Eu vim por uma agência, que me abandonou completamente e me cobrou uma fortuna. Devido ao abandono, fiz esse blog, que tem o objetivo de orientar vocês em tudo. O blog avançou tanto que abri a Êxito Assessoria, que é a minha empresa. Mas, se você preferir, pode fazer tudo sozinho, sim.

      Espero ter ajudado,
      Abraços!

      Martha Tavares

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como legalizar documentos escolares brasileiros na Argentina

No post anterior ( clique aqui ), expliquei sobre a necessidade de legalizar os documentos escolares no Ministério de Educação argentino e para que serve esse processo. Mas de nada serve explicar o processo, sem explicar os detalhes de como se inicia, de como organizar seus documentos para apresentar da forma correta, né mesmo?   Nesse post, vou explicar quais os documentos escolares são corretos e suas variações, abarcando os formatos de todo o Brasil.   É sempre bom lembrar que nossa agencia ( www.exito-assessoria.com ) faz todo o processo de legalização representando você, evitando, assim que você tenha que viajar antes do início das aulas. Nós fazemos todo o processo de legalização de documentos no Ministério de Educação argentino, sem sua presença.   Bom, vamos aos documentos!   Quando você termina o ensino médio, o terceiro ano, sua escola tem que entregar o Certificado de Conclusão e, junto com ele, o histórico dos 3 anos do ensino médio. Como é isso?   Histórico do Ensino médi

Documento Nacional de Identidade Argentino (DNI)

Quando nascemos, nossos pais, imediatamente, têm que registrar nosso nascimento, nesse momento se emite nossa Certidão de nascimento. Crescemos um pouquinho e já teremos um RG, um documento de identificação com foto, que é válido em todo o país e nos dá muitos direitos como cidadãos.   Ao morar em nosso país, nem pensamos nessa possibilidade, nem pensamos que nossos documentos nos garantem direitos ou nos certificam como parte do país que nascemos. Mas essa é a verdade! O documento nos legitima como cidadãos, nos permite ter acesso a muitos direitos. Bem assim, funciona em todo o mundo.   Precisamos estar registrados como parte de um país para usufruir dos mesmos direitos que um cidadão que pertence aquele lugar.   O DNI – Documento Nacional de Identidad Argentino corresponde a seu RG e CPF, no caso do Brasil, por exemplo. Quando você entra, na Argentina, sem ter DNI, você é um/a turista. Quais são os direitos de um/a turista? Bom, os direitos de passear, usufruir, conhecer, usar a po

A dor e a delícia de estudar medicina na Argentina

Bem, em primeiro lugar, quero pedir perdão a todos por desaparecer, mas preciso justificar com os estudos: são muitas informações em um tempo muito curto e ainda tenho que viver, então estudar, viver e manter um blog (kkkkkkkkk) é difícil, mas quero aclarar que vocês podem me escrever se tiverem qualquer dúvida, minha intenção é ajudar.   Volto ao blog esta semana por uma razão não muito simples e que me inquietou muito. Esta semana, recebi um email de um rapaz que me pedia a sua opinião sobre um blog que está sendo muito comentado no Brasil. Não o indico aqui porque necessito autorização e não tenho tempo de fazer isso (perdão!) e porque levo em consideração o pesos das informações postadas por lá! Esta postagem é para colocar, mais uma vez, minha opinião sobre a sensação de frustração que muitos que vem para cá têm e a sensação de sucesso de poucos. Vir para Buenos Aires é uma decisão que deve ser tomada com muita firmeza  e se deve ter em mente a imensa flexibilida